Xc - Run

No ano de 2009, com a ideia e o objetivo de oferecer aos corredores um novo desafio e conceito de prova, surgiu uma maratona trail com belíssimas paisagens, passando por variados terrenos, em uma junção de esporte, natureza, viagem e amigos. Assim o próprio organizador, Bernardo Tillman, define a XC Run, competição que é realizada em duas ocasiões, em locais distintos, porém icônicos, lindos e desafiadores, ambos no estado do Rio de Janeiro: Itaipava e Búzios, cidades com diversos atrativos turísticos para os corredores e toda a família.

Nas provas, os atletas poderão desfrutar da experiência de correr em diversos pisos, desde trechos de asfalto e paralelepípedos, passando por estradas de terra, dunas, costões e, claro, muita trilha técnica, com direito a travessias de cursos d’água.

A prova pode ser disputada nas modalidades solo e com revezamento (dupla e quarteto). Segundo Bernardo, não é todo mundo que consegue completar uma maratona, portanto, a organização optou por oferecer a opção de revezamento, estendendo a oportunidade de participação para mais atletas.

Ao longo dos anos, a prova vem crescendo e conquistando mais atletas. Na primeira edição foram pouco mais de 150 e, na quarta edição, esse número já havia aumentado em 10 vezes, reunindo 1500 atletas. A partir da sexta edição, os organizadores tiveram que limitar a 2200 participantes. De acordo com Bernando, os principais fatores do sucesso da XC Run foram o crescimento consciente da prova e a energia dos atletas. “Por parte da organização, temos um cuidado especial com cada detalhe, para que a experiência do atleta seja a melhor possível, da retirada do kit, até a premiação e a festa de confraternização”, afirma.

Mesmo com grandes desafios, como a burocracia e a falta de apoio e cultura do esporte por parte da sociedade em geral e também de patrocinadores, a organização driblou os obstáculos, consolidando a XC Run como uma das provas mais desejadas do país.

Bernardo destaca, ainda, que a expectativa para os próximos anos é continuar proporcionando uma experiência única para os atletas e investir cada vez mais nas provas kids, além de criar uma prova dentro da XC Run para os adolescentes, incentivando as futuras gerações de atletas.

Quem não correu a XC Run e bateu a vontade de conhecer os belos percursos de Itaipava e Búzios, confira as datas e informações detalhadas no site oficial da prova: www.xcrun.com.br