Continental Skyrunning

Em 2019 tivemos um ano realmente muito bom, em muitos aspectos. Claro que nem tudo são flores, mas no fim das contas, foi um ano muito positivo.

Pela primeira vez tivemos um campeonato Continental de Skyrunning no Brasil e foi um baita sucesso! O Continental foi sediado pela Ultramaratona dos Perdidos e o evento foi marcante em todos os quesitos, como é a marca dos eventos produzidos pela TRC – Brasil.

Tivemos lindas batalhas nas trilhas em todas as distâncias, um grande aproveitamento dos atletas brasileiros. Estivemos em todos os pódios no lugar mais alto e com isso saímos um pouco do anonimato no mundo Skyrunning. Agora temos atletas campeões continentais para nos orgulhar.

Foram realizadas outras provas que marcaram o cenário Trail, como a Indomit Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí e a La Misión Brasil, em Passa Quatro.

A Indomit reuniu um seleto grupo de atletas candidatos a vencer a prova; estar entre os 10 primeiros seria um belíssimo resultado e isso mexeu com o cenário, pois todos estavam de olhos ligados em tudo que acontecia por lá. Foi realmente marcante e eu fui privilegiado de acompanhar tudo de muito perto.

Em terras mineiras, a La Mision Brasil reuniu mais de 1.150 atletas para correr uma de suas distâncias na cidade de Passa Quatro. Um número incrível para um evento que, dois anos atrás, tinha somente 200 inscritos. Graças a um trabalho sólido e extremamente bem feito por Paulo Lamin, o evento se consolidou no cenário como um dos melhores. Mesmo tendo problemas no dia, souberam, como poucos, contornar e resolver as questões satisfatoriamente.

Outro ponto de destaque, no meu ver, foram os jovens que começam a entrar forte no cenário Trail e com uma força que dá gosto de ver. Tivemos, pelo segundo ano consecutivo, uma seleção juvenil de skyrunning disputando o mundial na Itália e com ótimos resultados, sem falar dos resultados expressivos que obtiveram em eventos aqui no Brasil.

Existe muito caminho a percorrer, mas creio que, a cada ano, estamos amadurecendo, os organizadores estão mais experientes; uns eventos acabam, outros nascem; uns atletas somem e outros aparecem… Assim é o mercado, os melhores estarão sempre andando na frente, seja evento ou atleta!

Em 2020, meu coração está repleto de boas sensações! Creio muito que será muito melhor que 2019 em todos os sentidos e, se você é um apaixonado por TrailRunning, se ligue e saiba montar seu calendário, pois teremos um ano excepcional!

Venha com a gente, no acompanhe nas redes sociais e em nosso site; teremos muito o que falar!

Sobre Valmir Dias Lana Júnior

Diretor Revista Trail Running. Atleta de Ultra trail e chefe da delegação brasileira de Skyrunning.