A incerteza é a única coisa garantida

Valmir Lana

Este ano eu comecei com uma grande certeza, teríamos o melhor ano trail no Brasil, isto era muito nítido para mim, afinal, teríamos um mundial de skyrunning na Espanha e estaríamos lá com a seleção adulta completa pela primeira vez, seria o terceiro ano seguido que levaríamos nossos jovens ao mundial na Itália.

Além disso tudo, os eventos no Brasil estão numa crescente de qualidade em todos os sentidos, atletas com mais consciência na escolha de seus desafios, assessorias se especializando em Trail Run, circuitos estavam surgindo regionalmente e estamos conseguindo atrair olhares gringos para dentro do Brasil.

Mas no mês de Março tivemos a inesperada surpresa de sermos pegos por uma pandemia que nos forçou a ficarmos em casa, levou ao cancelamento dos eventos de qualquer natureza esportiva ou não esportiva, ficamos proibidos de treinar ao ar livre, tudo isso pensando no bem comum e não somente o nosso.

Minha maior tristeza neste cenário é ver que a pandemia virou motivo político de desunião, ao passo que era o momento ideal para união.

A incerteza, ainda hoje quase dois meses após, é o cenário em que todos nos encontramos, muito se fala dos eventos do segundo semestre mas ainda não há como sabermos como a situação estará até lá, tanto no Brasil como no mundo.

Eu como um cara positivo que sou, busco me informar sob vários prismas para me posicionar e tenho real esperança que no segundo semestre voltaremos com nossa vida normal, mas vejam, eu falo em “esperança”, não dá para afirmar nada.

O momento é de se reinventar, tentar encontrar inspiração, buscar se diversificar no convívio familiar, nos treinos, nos focos… enfim, fazer com que esta fase seja positiva em algum sentido para você.

Tenho me planejado para a volta dos eventos em agosto e meu pensamento está focado nisto, creio que uma visão positiva, uma mente positiva pode ajudar muito a passar por estes momentos difíceis.

Vamos seguir, olhando pra frente, pois mesmo com toda incerteza, devemos nos manter firmes. Mantenham o distanciamento social, se puder ficar em casa, fique! Com toda certeza estaremos juntos em breve e muito mais fortes e unidos.

Sobre Valmir Dias Lana Júnior

Diretor Revista Trail Running. Atleta de Ultra trail.