Novos recordes no Rio FKT – One Hundred

One Hundred

O atleta luso-brasileiro e CEO da One Hundred, João Andrade, e a atleta brasileira, Ana Luiza, estiveram, no dia 12 de novembro, percorrendo o "Caminho do Imperador" na tentativa de registrar pela primeira vez o tempo mais rápido conhecido no trecho entre Barra Mansa e a Catedral de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Dois fins de semana se passaram com duas baterias de tentativas de quebra dos recordes e a cada fim de semana o nível vai se elevando fazendo com que o trabalho dos próximos a se desafiar seja ainda mais difícil.


João e Ana Luiza inauguraram o percurso, Ana Luiza sempre constante, conseguiu correr bem e fechou a prova sem muitos problemas em 22h 30min, enquanto João Andrade, CEO da One Hundred, lesionou sua panturrilha direita e teve problemas para desenvolver sua corrida a partir do km 135 mais ou menos, fechando o percurso em 19h 24min.

Na semana seguinte muita expectativa em torno dos atletas, eram 5 (cinco) homens a tentar baixar o tempo de João, não houveram mulheres nesta primeira tentativa de quebra de recorde.

Três atletas saíram com muita força, uma estratégia arriscada até mesmo para os mais experientes. Rodrigo, Sérgio e Jorge estavam acelerando muito e um a um foram perdendo rendimento, exceto Rodrigo que não diminuía o ritmo e aparentava muita força durante todo o trajeto.

O atleta Marcelo Amorim teve problemas de saúde durante a prova e foi obrigado a abandonar precocemente, bem como Sérgio que não teve outra alternativa a não ser abandonar a prova com muitas dores, enquanto o atleta Roger Darrigrand, mais conhecido como Gringo Mineiro, vinha em uma estratégia mais conservadora e consistente, crescia na prova e estava a caça de Rodrigo até que começaram os problemas estomacais que o obrigaram a diminuir o ritmo.

Rodrigo também teve problemas a partir de certa quilometragem, mas nada que o detivesse, sendo o primeiro a cruzar a linha de chegada com o ótimo tempo de 16h 42min.

Roger finalizou a prova em 19h 17min, apenas 7min mais rápido que João Andrade, antigo detentor da melhor marca.

Jorge fechou a prova com 20h 24min e pondo fim a primeira bateria do Rio - FKT Caminho do Imperador One Hundred.


No último fim de semana aconteceu mais uma bateria com 5 atletas, 4 homens e uma mulher com a mesma missão, baixar o melhor tempo conhecido do Rio FKT - Caminho do Imperador da One Hundred.

Adriana Rosa, mais conhecida como Drica, Adriano Ribeiro, Cesar Condrati, Davi Marques e Cesar Picinin foram os escolhidos para a missão. Dada a largada, Picinin tomou a frente e se manteve entre 2 e 5km atrás do "fantasminha - recorde" de Rodrigo, detentor da melhor marca.

Cesar Condrati, Adriano Ribeiro começaram bem próximos um do outro enquanto Drica e Davi Marques também corriam próximos.

Com o desenvolver e passar das horas, Cesar Picinin se manteve constante e ultrapassou o fantasminha de Rodrigo e foi abrindo vantagem por volta do km 100 da prova, Cesar Condrati que vinha em um ótimo ritmo logo atrás de Picinin perdeu um pouco de ritmo e se distanciou bastante, Davi Marques acabou por desistir repentinamente enquanto Drica e Adriano seguiam fortes no caminho do Imperador.

Drica se mostrou muito forte e concentrada durante a segunda parte da prova e abrindo vantagem considerável de Adriano Ribeiro, este confiante em continuar e terminar a prova a qualquer custo.

Cesar Picinin continuou a abrir distância do "fantasminha" de Rodrigo e finalizou a prova em um belo sprint com o tempo de 15h 46min, estraçalhando o recorde da prova e deixando um trabalho bem complicado para os próximos atletas que virão nos próximos rounds.

Condrati conseguiu se manter firme na missão e terminou as 100 milhas do Caminho do Imperador em exatos 19h 35min, um baita resultado para tamanho desafio.

O recorde de Ana Luiza, assim como o de Rodrigo Jararaca, foi quebrado em quase 2 horas, Drica (Adriana Rosa) fechou as 100 milhas em incríveis 20h 43min e as próximas a se desafiarem terão que montar uma ótima estratégia e contar com a sorte para conseguir baixar este magnífico tempo.

Adriano Ribeiro foi a chave de ouro do fim de semana. Mesmo com muitos problemas e já fora do tempo limite estabelecido, ele decidiu finalizar o percurso e com muita garra finalizou com o tempo de 25h 54min (OTL - Outside the limit).


Há que salientar o belíssimo trabalho das 5 equipes presentes nos dois fins de semanas passados, aqui salientamos as vitórias pessoais de cada atleta que enfrentou e percorreu as 100 milhas do Rio - FKT Caminho do Imperador da One Hundred, mas não haveria vitória ou atletas no percurso se não houvessem pessoas tão empenhadas em apoiar, correr, passar a madrugada acordada para que isso fosse possível. Vocês, todos, são campeões, parabéns!


A One Hundred vem fazendo um trabalho diferenciado dentro do cenário Trail e por isso parabenizamos muito o trabalho e empenho da organização e também das pessoas envolvidas em todo processo.

Sobre Valmir Dias Lana Júnior

Diretor Revista Trail Running. Atleta de Ultra trail.