Ernani Souza inicia nova etapa em sua carreira esportiva

Um dos maiores ídolos do trail brasileiro, que já representou nosso país em mundiais de trail running, mountain bike e duathlon, iniciou, em janeiro, uma nova etapa em sua carreira. Mineiro, de Conselheiro Lafaiete, Ernani Souza trocou o pão de queijo pelo chimarrão e se mudou para Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde passou a trabalhar na assessoria Companhia dos Cavalos.

Até então, Ernani trabalhava em uma bike shop, em sua cidade natal e, a convite do coordenador geral da assessoria, Cleimar Rodrigo Tomazelli, passou a integrar a equipe da assessoria, que passa por uma fase de grande crescimento, expandindo sua atuação com atendimento específico para triathlon, trail e mountain bike. Devido a seu vasto conhecimento e sua grande experiência como multi atleta, Ernani vai atuar como uma peça coringa na equipe,com supervisão integral de profissionais da área de Educação Física, uma vez que o mineiro não tem formação na área. “Apesar de não praticar natação e não ter sido um triatleta, competi muitas provas de duathlon e a modalidade é uma variável do triathlon”.

Ernani iniciou as competições no sul com força total. Ele foi campeão do percurso de 6 km da Meia Maratona de Gramado

Sua relação com a Companhia dos Cavalos é bem antiga. Seu primeiro contato presencial com a assessoria foi em 2016, quando Ernani foi à capital gaúcha disputar a Maratona de Porto Alegre, em busca de bater seu recorde pessoal, uma vez que a prova é uma das mais propícias para atingir tal feito. Ernani, então, entrou em contato com Cleimar, pedindo suporte para sua logística na prova, uma vez que precisaria de um local para guardar seu material e tomar um banho pós-prova. A Companhia dos Cavalos, junto com outras assessorias, tinha um “QG” montado próximo à largada/chegada e o local foi o oásis encontrado por Ernani para conseguir ir direto para o aeroporto após a prova.

Ele não conseguiu a quebra de seu RP, mas obteve um excelente resultado, com 2h32min, na 6ª colocação geral. Assim, Cleimar conheceu Ernani pessoalmente e estreitaram as relações. Esse primeiro contato fez surgir a primeira parceria, já no ano seguinte, quando Ernani foi convidado a disputar, em dupla com o atleta Elson Gracionli, a Volta à Ilha, prova de revezamento de aproximadamente 140 km, contornando a ilha de Florianópolis, pela Companhia dos Cavalos.

Ernani e Cleimar

A parceria foi um sucesso. Além da vitória, eles conquistaram o recorde da prova e foram tricampeões da prova, conquistando o título nos dois anos seguintes também. De acordo com Ernani, essas sucessivas vitórias foram fundamentais para que suas qualidades fossem reconhecidas e culminassem com esse convite para se mudar para Porto Alegre e trabalhar na Companhia dos Cavalos.

Entre as atuações de Ernani, uma delas será no auxílio da orientação a alunos de mountain bike, um projeto novo oferecido pela assessoria, em que Ernani dará suporte aos alunos desde a parte mecânica e de segurança, até as técnicas de pilotagem. Ernani também vai atuar nas áreas de duathlon e, obviamente, de trail, acompanhando e auxiliando os atletas nas provas e, ainda, competindo em provas, inclusive no Campeonato Gaúcho de Trail.

Ele explica que vai iniciar, em breve, o curso de Educação Física, para que possa, além de auxiliar os profissionais no treinamento prático, colaborar também com a parte teórica, devidamente habilitado para a função.

Ernani declara que o convite mexeu bastante com ele,  e não pois tinha muito mais a ganhar, do que perder e não poderia deixar passar essa oportunidade. “Estou tentando a vida em um lugar novo e estou gostando bastante. A Companhia dos Cavalos tem uma parceria com a PUC-RS e tem à sua disposição uma excelente estrutura, com pista de atletismo profissional, piscina olímpica. Fui muito bem acolhido por todos. Estou com saudade da minha cidade, dos amigos e familiares, da minha esposa, que em breve estará aqui comigo. A meta para o ano é me adaptar totalmente à cidade, iniciar meu curso de Educação Física e, sobre as competições, apesar de estar com 45 anos, ainda sei que posso ser um atleta competitivo, brigando pelas primeiras posições. Minha meta principal, para este ano, são as competições regionais aqui no Estado, para contribuir positivamente com a assessoria e fortalecer minha estadia aqui”, finaliza, destacando que passará a ser filiado à Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul, para competir provas que sejam de importância para a Companhia dos Cavalos.

Ernani na companhia de Aline Sena e André Siegle

Wanderson Nascimento

Sobre Wanderson Nascimento

Jornalista e atleta de trail running, compete pela Go On Outdoor e atua como Diretor de Jornalismo da Revista Trail Running