Circuito Ultra Macho revela grande potencial do Mato Grosso para o trail running

O Ultramacho Aventura na Natureza proporciona experiências únicas como produtora de eventos esportivos nos mais belos e desafiadores locais com vocação turística de Mato Grosso.

O nome “ULTRAMACHO” é uma provocação, uma grande brincadeira com os nomes das grandes provas multiesportivas internacionais como Ironman e Ultraman. Diante deste cenário surgiu a vontade de criar um nome regional onde o “MACHO” transcende a questão de gênero e se torna um adjetivo para qualquer pessoa que busca ultrapassar seus próprios limites e se superar.

O circuito apresenta diversas provas, em locais variados e com uma beleza única, com destaque para a Chapada dos Guimarães. Conheça, a seguir, as provas da Ultra Macho.

Senta a Púa

Foto fornecida pela organização

O desafio surgiu em 2014 e é uma homenagem ao Dia do Aviador,️ comemorado em outubro. Senta a Púa significa ir pra cima, com tudo e foi eternizado como grito do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial.

Considerado o maior evento de corrida em trilha do Centro Oeste, reúne os amantes da corrida para celebrar o esporte na natureza em meio aos paredões de Chapada dos Guimarães.

O objetivo vai além de realizar a corrida, o foco é entregar conhecimento, informação e ser a ponte entre consumidores e marcas do segmento. Com feira, show, turismo, palestras e ativações de parceiros, o Desafio Senta a Púa é um final de semana inteiro dedicado a fortalecer o cenário do trail run.

Há dois tipos de participação, o desafio com provas no sábado e no domingo e as distâncias clássicas realizadas apenas no domingo.

Os desafios são: Curto (6k + 6K), Médio (12k + 21k) ou Longo (21k + 42k), sendo uma prova no sábado e outra no domingo. No domingo serão disputadas também as provas de 6k, 12k, 21k e 42k.

Data prevista: 09 e 10/10/2021

Águas do Cerrado

Foto fornecida pela organização

O evento assume o nome do atrativo turístico Águas do Cerrado. O nome se dá pelas características da região que é cortada por riachos que formam muitas cachoeiras.

Evento no formato mais tradicional do ULTRAMACHO, com provas de MTB, em duas distâncias, e cross duathlon no sábado. Já no domingo o evento se dedicas as provas de corrida em trilha em três distâncias: 6k, 12k e 21k.

O atrativo se localiza no município de Campo Verde, no Mato Grosso. A região se caracteriza por cerrado baixo com estradões de terra e trilhas que cortam a mata. Os trajetos das provas irão passar por comunidades, cruzarão riachos e várias cachoeiras.

Rondonópolis

Foto fornecida pela organização

Esta etapa leva o nome da cidade sede do evento. Rondonópolis é uma homenagem ao maior aventureiro do Brasil, o mato-grossense Candido Rondon. Depois de cinco anos, o ULTRAMACHO volta a terceira maior cidade de Mato Grosso. Conhecida como a capital do agronegócio, Rondonópolis surpreende pelas riquezas naturais ainda pouco conhecidas.

Provas de corrida em trilha com as distâncias de 6k, 12k e 21k. Aideia é mostrar aos atletas toda a potencialidade turística da região e lugares belos não faltam como a Serra do Gavião e os caminhos que margeiam o Rio Vermelho. Trilhas técnicas e subidas de tirar o fôlego irão testar o nível de superação dos aventureiros na última etapa do calendário 2021 do ULTRAMACHO.

Data prevista: 27 e 28/11/2021

Toroari

Foto fornecida pela organização

Em bororo, o termo Toroari significa morro do gavião e faz alusão ao local originário do evento: o Morro de Santo Antônio. Mas hoje em dia o evento é realizado no Parque Mirella.

Toroari é uma celebração noturna do esporte na natureza, com evento com início na prova de 3h de MTB no fim de tarde e se estende pela noite com provas de corrida em trilha.

Um evento diferente com uma cenografia única, proporcionada pela escuridão da noite e a presença da lua cheia.

Data prevista: 24/07/2021

Vale das Águas

Foto fornecida pela organização

Vale das Águas empresta o nome da pousada que sediará o evento. O local fica as margens do Rio Soberbo.

Evento no formato mais tradicional do ULTRAMACHO, com provas de MTB, em duas distâncias, e cross duathlon no sábado. Já no domingo o evento se dedicas as provas de corrida em trilha em três distâncias.

O objetivo vai além de realizar a corrida, o foco é entregar conhecimento, informação e ser a ponte entre consumidores e marcas do segmento. Com feira, show, turismo, palestras e ativações de parceiros, o Desafio Senta a Púa é um final de semana inteiro dedicado a fortalecer o cenário do trail run.

Barugódu

Foto fornecida pela organização

Barugódu é um termo de origem bororo. Onde baru é mudança e gódu é fuga de um perigo. Isso significa a mudança para fugir do perigo da epidemia. O termo para o ULTRAMACHO não poderia ser mais apropriado e é exatamente o que a gente quer celebrar: a mudança.

É hora de mudar a forma como a sociedade tem agido e fugir do estilo de vida que está nos consumindo.

O Festival Barugódu é uma edição única de um evento multiesportivo.

Não irá se repetir neste formato. Pretendemos que seja um divisor de águas. E o momento a partir do qual viveremos mais conectados a natureza e uns com os outros.

Com provas de  MTB, o retorno da Endurance e corrida em trilha, o evento pretende ser realizado em área fechada composta por muitos morros em meio a um cerrado preservado.

Com vista para os paredões de Chapada, o parque é constituído de estradas largas de terra e duas lagoas. O terreno não é muito técnico, mas composto de pedriscos que dificultam um pouco a progressão em velocidade.

Data prevista: 22 e 23/05/2021

 

Sobre Wanderson Nascimento

Jornalista e atleta de trail running, compete pela Go On Outdoor e atua como Diretor de Jornalismo da Revista Trail Running