Desafios casca grossa nas melhores montanhas do Brasil

As provas da KTR (Kailash Trail Run) são conhecidas e famosas por acontecerem em lugares super desafiadores, com trilhas técnicas e um visual que recompensa todo o esforço!

Campos do Jordão

A KTR Campos do Jordão além de tudo isso tem largada e chegada mais bonitas do Brasil. Poder passar o dia na Arena da KTR com seus amigos e família com todo o visual do Vale do Paraíba no horizonte e toda a estrutura de foodtrucks montada especialmente para os atletas, já valeria a inscrição. Outra característica importante das provas KTR, é que por acontecerem em lugares muitas vezes inóspitos e de difícil acesso, as provas têm a característica de serem sempre autossuficientes, ou seja demandam equipamentos obrigatórios que são fundamentais para a segurança dos atletas e sua performance.

KTR Campos. Foto fornecida pela organização.

A prova está marcada para 17 de abril de 2021, podendo ser alterada conforme a situação da pandemia da covid-19.

Percurso Longo – 42 km – Com quase 3.000 metros de ganho positivo de altitude, é para aqueles atletas mais experientes, com bastante rodagem que querem superar seus limites em uma das provas mais duras do Brasil. Para se ter uma ideia, os vencedores da KTR Campos na distância longa, atletas de ponta no Brasil, concluem a prova em mais de 5 horas.

Percurso Médio – 21km – Com 1500 metros de ganho positivo de altitude, o percurso da prova média é para aqueles atletas que desejam se desafiar em um percurso de meia maratona que talvez seja o mais duro e belo do Brasil. Na 1ª. parte da prova o atleta inicia uma descida muito forte que parte de quase 2 mil metros e alcança 600 metros de altitude. Portanto o atleta na 2ª. metade da prova, já com muitos quilômetros na perna, irá retornar para a arena em uma forte subida. Os últimos quilômetros do percurso médio são os mais desafiadores, um pouco mais de 4 quilômetros que podem demorar até duas horas. A chegada que parecia impossível é inesquecível!

Percurso Curto – 12km – O percurso curto, com quase 500 metros de ganho positivo de altitude é para aqueles que querem encarar um desafio duro em trilhas técnicas, visual incrível, mas que ainda estão se ambientando com provas em montanha mais técnicas e desafiadoras. Este percurso também é perfeito para aqueles atletas que preferem corridas de montanha rápidas. O percurso acontece quase que o tempo todo com o visual do Vale do Paraíba e da Serra do Mar, realmente incrível!

Percurso Light – 6km – Lançado em 2018 para ser porta de entrada para todos os corredores que treinam distâncias mais curtas, o percurso Light com 250 metros de ganho de altitude surpreendeu todo mundo. A pergunta geral entre os atletas era, “como que um percurso que pode ser encarado por qualquer atleta que treina distâncias curtas pode contemplar tudo que um corredor busca em uma prova outdoor?” Trilhas técnicas, crista de montanha, cachoeira e visuais tão incríveis são as características deste percurso. Este trajeto é acessível para corredores de todos os níveis, corredores de asfalto, iniciantes nas montanhas, ou para aqueles corredores de montanha que preferem provas mais curtas.

Serra Fina

Em 2014 foi realizada, em Passa Quatro – MG, a primeira prova do circuito KTR. Local mais inóspito em que acontece uma etapa do circuito KTR, a Serra Fina é um lugar mágico e muito especial, sendo sua travessia muito conhecida e roteiro de montanhistas e atletas de corrida de todo o Brasil. Em 2021 serão três percursos.

KTR Serra Fina. Foto fornecida pela organização.

A prova está marcada para 19 de junho de 2021, podendo ser alterada conforme a situação da pandemia da covid-19.

Percurso Ultra – 50km – O percurso da KTR ULTRA terá novos desafios em 2021! A largada acontecerá da Arena da KTR que será montada no centro da cidade de Passa Quatro. O 1º. destino dos atletas será a  Toca do Lobo; entrada clássica para a Travessia da Serra Fina. O Atleta da KTR ULTRA irá se desafiar fazendo o que chamamos de meia Serra Fina, encarando a Subida do Capim Amarelo até quase 2.500 metros de altitude, para depois percorrer acima dos 2 mil metros de altitude toda a 1ª. “perna” da Clássica e mais desafiadora Travessia do Brasil, a Serra Fina, alcançando a Pedra da Mina (2.797m), 4º. maior Pico do Brasil. A descida da Pedra da Mina será feita pela tradicional Trilha do Paiolinho com destino de volta a cidade de Passa Quatro. Percurso muito desafiador e montado e escolhido para atletas experientes de montanha!

Percurso Médio – Inédito – A largada acontecerá em Lavrinhas, SP. Percurso interestadual! Os atletas serão deslocados da Arena da prova em Passa Quatro para Lavrinhas, traslado de menos de uma hora. O percurso irá passar por uma propriedade particular até chegar na trilha do Capim Amarelo. Depois os atletas irão fazer a descida do Capim amarelo até a toca do lobo, quando irão retornar por estrada de terra até a Arena KTR na cidade de Passa Quatro. Percurso muito desafiador com paisagens deslumbrantes de montanha. Obs. Este percurso passa por propriedades particulares e não é permitida a entrada sem prévia autorização do proprietário.

Percurso Curto – 11km – Serão aproximadamente 11km de muito desafio com visual incrível da região e da cidade de Passa Quatro. Este percurso é indicado para atletas que estão iniciando na corrida de montanha mas que já têm experiência com distâncias de 10k.

Ilhabela

A KTR ILHABELA acontece em uma das cidades mais charmosas, belas e preparadas para receber todos da melhor forma possível. Poder passar um final de semana respirando esporte e natureza com seus amigos e família com todo o visual da linda Ilhabela, é um privilégio para todos os atletas que estarão presentes na última etapa da KTR. A cidade da Ilhabela tem uma estrutura turística fantásticas para receber os atletas e acompanhantes da melhor forma possível.

Apesar de a última etapa da KTR não acontecer na Serra da Mantiqueira, não se engane achando que não encontrará uma prova com trilhas desafiadoras, montanhas duríssimas e trilhas muito técnicas. A KTR Ilhabela tem grande parte do percurso em área de parque, o PARQUE ESTADUAL DE ILHABELA. O parque é um refúgio de vida selvagem em meio à Mata Atlântica muito preservada. São trilhas, cachoeiras, praias e muita natureza exuberante.

KTR Ilhabela. Foto fornecida pela organização.

A prova está marcada para 06 de novembro de 2021, podendo ser alterada conforme a situação da pandemia da covid-19.

Percurso Longo – 80km

Percurso Super Médio – 36km

Percurso Médio – 21km

Percurso Light – 8km

Ultra Trail Serra da Canastra

Um evento all inclusive, com refeiçã, acampamento, montanhas, cachoeiras e muitas trilhas. Estão incluídos no pacote da inscrição: 04 noites de acomodação em barracas individuais com colchão e travesseiro, 03 dias de competições e alimentação (10 refeições).

Será a primeira prova por etapas da KTR e terá as modalidades 50 km e 100 km divididos em três dias de prova, com a opção de modalidade solo ou dupla.

A prova está marcada para 06 a 08 de maio de 2021, podendo ser alterada conforme a situação da pandemia da covid-19.

Percurso de 50 km

Percurso de 100 km

Sobre Wanderson Nascimento

Jornalista e atleta de trail running, compete pela Go On Outdoor e atua como Diretor de Jornalismo da Revista Trail Running