Adeus a Emma Roca

Emma Roca

Emma Roca, pioneira dos esportes de aventura e trilha na Espanha, faleceu hoje, aos 48 anos, vítima de um câncer diagnosticado em 2018. Emma lutou até o fim para vencer a doença, como fez em suas competições, com aquele desejo e atitude positiva que o caracterizava e que admirávamos.

Emma, ​​muito mais do que uma corredora, foi uma pioneira do ponto de vista esportivo e uma pioneira na pesquisa. Formada em bioquímica, doutora em Engenharia Biomédica e atleta de resistência e cofundadora de diversas empresas ligadas ao esporte e à saúde, tem sido uma das pessoas que mais lutou pela saúde desse esporte e por aquele de seus colegas atletas.

“No fim de 2018, fui diagnosticada com líquen escleroso* em meus lábios vulvar por meio de uma biópsia. Fui tratada com cremes corticosteroides até que, no início de 2020, os cremes não faziam nada por mim e tudo o que prescreviam piorava minha pele vulvar, a dor era tão grande que me deixava imóvel na cama por semanas.”

Emma foi uma das mais vitoriosas atletas espanholas de todos os tempos, abaixo alguns de seus resultados:

  • 2ª Trofeo Kima; 2ª Campeonato Espanhol de Trail, Campeã de Leadville 100 miles 2014, Campeã de Penyagolosa, duas vezes 3ª colocada no UTMB.

Somos eternamente gratos. Adeus Emma, ​​descanse em paz

Sobre Valmir Dias Lana Júnior

Diretor Revista Trail Running. Atleta de Ultra trail e chefe da delegação brasileira de Skyrunning.