WTR OMRON ARRAIAL DO CABO CONCLUÍDA COM ÊXITO EM MEIO A UM PERCURSO DESAFIADOR E LINDAS PAISAGENS

- 2ª etapa da World Trail Races reuniu 1200 atletas e foi elogiada pelo percurso entre praias e morros do “Caribe brasileiro” na Região dos Lagos no RJ

- Participantes, familiares e público lotaram as areias da Praia Grande no pós-prova que contou com recovery para atletas, show, diversão e ações de sustentabilidade


Etapa pioneira da WTR em Arraial do Cabo teve percursos de 6km, 21km e 30km

 (Crédito Thiago Diz/Foco Digital)

Arraial do Cabo (RJ), maio de 2022 -  Mil e duzentos atletas percorreram os três percursos (6km, 21km e 30km) da 2ª etapa da World Trail Races pelas praias e belas paisagens de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos (RJ). A WTR OMRON Arraial do Cabo, tradicional etapa do calendário de corridas de montanha no país - realizada pela 213 Sports, vertical de esportes da V3A, e pela Speed Eventos Esportivos -  aconteceu no sábado (28), e teve a arena de eventos montada na Praia Grande, que foi aberta ao público e local do Kids Race, corrida destina às crianças para aprenderem desde cedo os benefícios da prática esportiva. O evento que reúne millhares de participantes de todo o país, entre atletas profissionais e amadores, teve aproximadamente 400 inscritos a mais do que a etapa de abertura da temporada. O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno Félix dos Santos, também prestigiou a etapa pioneira na cidade.

Yuri Binder, sócio-diretor da 213 Sports, faz um balanço positivo da etapa que chega a 7ª edição. “O evento foi um sucesso! Começou com o clima meio nublado, às 7 da manhã, o que facilitou muito a vida dos atletas nas primeiras 2 horas da prova e depois o sol abriu e tivemos um dia lindo. O percurso foi bom, bem duro, mas no nível que os atletas gostam. No pós-prova reunimos mais de 2mil pessoas na arena de evento, todos se divertiram e curtiram bastante. Só temos de agradecer aos participantes e nossos patrocinadores que prestigiaram a WTR OMRON Arraial do Cabo”, ressalta.

O percurso desafiador agradou a todos. Independentemente da prova e do nível técnico dos competidores, cruzar a linha de chegada teve um sabor especial para estreantes na etapa, assim como para atletas assíduos do calendário da WTR que já participaram de edições anteriores, como Eduardo de Brito Ramos, que venceu pela quinta vez a prova de 21km. O atleta completou em 1h37m12s e conta que para seguir no topo precisa manter o treinamento em dia.

Prova travada, muito boa, então foquei nas rodagens de morros e descidas. Vim com a prova desenhada na mente e somente botei o ritmo que o corpo poderia aguentar e venci mais uma! Agora, sou pentacampeão do WTR Arraial do Cabo”, comemora Ramos.

Na prova feminina de 21km a campeã foi Núbia Oliveira (2h18m46s). No percurso de 6km quem subiu no lugar mais alto do pódio foram Paulo Roberto Mendes de Souza Jr, que completou em 29m46s, e no feminino, Sandra Martins, em 35m23s. Já na prova de 30km Edivaldo Souza mostrou alto nível técnico e de preparado e cruzou a linha de chegada após 2h17m00s e foi o campeão. O resultado do 30km feminino está sob análise por questões do uso de equipamentos obrigatórios que constam no regulamento da competição e será divulgado em breve.

Não foram somente os vitoriosos que subiram ao pódio que merecem destaque. Histórias de superação de participantes da WTR também fazem dos atletas vencedores, como é o caso da ultramaratonista Drica Rosa, que sofreu um acidente enquanto treinava para uma prova na Europa e retornou às competições nesta etapa em Arraial do Cabo. “Estava treinando na Itália, antes da pandemia, para uma prova de 100 milhas e sofri um acidente e perdi 4cm do tendão. Fiz uma cirurgia, tive úlcera de compressão devido ao gesso, e médicos, fisioterapeutas e amigos disseram que eu não voltaria. E hoje foi minha primeira prova de Trail, foi de 6km, e eu consegui!”, disse emocionada ao cruzar a linha de chegada. Drica completou o percurso de 6km na 15ª posição, em 44m20s.

Ações e atividades pós-prova – As etapas da WTR vão muito além da competição. O estilo de vida saudável, a cultura do esporte de montanha, bem como proporcionar o ecoturismo e ações de sustentabilidade fazem parte do evento. Após completarem o percurso, os atletas puderam desfrutar do espaço da OMRON com diversas ações para o recovery, outras tendas ofereceram massagem, bota de compressão e piscina de crioterapia. Mas também teve muita diversão, com show da banda Ramona, food park, Bar Patagônia, Test Drive da On Running, WTR Store, cama elástica para a criançada, entre outros. “O lugar é lindo, maravilhoso e a prova é muito bem organizada e requer muito fortalecimento devido a essa especificidade de correr na montanha, na areia, nas subidas de paralelepípedos. E o pós-prova do evento também é fantástico, uma das coisas mais valiosas que o atleta pode ter em uma corrida, além de poder estar com amigos e conhecer novos amigos de outros lugares”, afirma Luiz Henrique Almeida, treinador, que completou a prova de 30km em 4h23m04s.

Agora, os atletas se preparam para a próxima etapa, WTR Miguel Pereira, que será também no Rio de Janeiro, na estância climática de Miguel Pereira, nos dias 9 e 10 de julho.

Mais informações no worldtrailraces e no Instagram @worldtrailraces

A WTR OMRON Arraial do Cabo conta com o patrocínio da OMRON, Cerveza Patagonia, On Running e Prefeitura de Arraial do Cabo com apoio da Strava e My Safe Sport. Hospedagem Oficial na Mediterrane Hotel Arraial do Cabo; foto oficial da Foco Radical e com realização da 213 Sports e Speed Eventos Esportivos

Sobre a 213 Sports - Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu em 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde pela vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 70 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, entre outros.

- Resultados principais da WTR OMRON Arraial do Cabo – 2ª etapa (28/5)

6km masculino
1) Paulo Roberto Mendes de Souza Jr – 29m46s
2) Auderi Moreira Duarte – 29m55s
3) Lucas Vitoriano – 30m00s
4) Raphael Siqueira – 30m17s
5) Hélio Daniel de Aguiar – 31m56s

6km Feminino
1) Sandra Martins – 35m23s
2) Iris Ribeiro do Nascimento – 37m21s
3) Mariane Trindade de Souza – 38m48s
4) Carla Guimarães de Melo Moura – 41m30s
5) Pollyana Chris Ferreira – 42m04s

21km Masculino
1) Eduardo de Brito Ramos – 1h37m11s
2) Frederico Tardelli Trindade – 1h46m58s
3) Wemerson dos Santos Barreto – 1h49m42s
4) José Wellington da Silva – 1h57m04s
5) Roberto Tadao – 1h59m10s

21km Feminino
1) Núbia Oliveira – 2h18m46s
2) Cristiana Tavares Rolim – 2h21m26s
3) Mariana Andrade dos Santos – 2h29m54s
4) Maria Isabela Barbieri – 2h33m10s
5) Marcia Cristina Bessa – 2h39m19s

30km Masculino
1) Edivaldo Souza – 2h17m00s
2) Manoel de Jesus Costa Filho – 2h24m03s
3) Eduardo Sutero – 2h38m00s
4) Sergio Luis Araujo Souto – 2h40m43s
5) Gustavo Gouvea de Carvalho – 2h41m54s

- Próximas etapas do Calendário World Trail Races 2022
3ª etapa:9 e 10/7 –WTR Miguel Pereira (Miguel Pereira/RJ)
4ª etapa: 6 e 7/08 – WTR Minas Gerais (Informações em breve)
5ª etapa: 17 e 18/9 –WTR CamelBak Le Canton (Teresópolis/RJ)
6ª etapa: 15 e 16/10 - WTR On Campos do Jordão – (Campos do Jordão/SP)
7ª etapa: 26 e 27/11 – WTR Serra do Mar (Petrópolis/RJ)

Sobre Valmir Dias Lana Júnior

Diretor Revista Trail Running. Atleta de Ultra trail e chefe da delegação brasileira de Skyrunning.