One Hundred – Douro Paiva

O Douro Paiva World Series, na região de Cinfães, terminou, neste domingo (3), com a chegada dos vencedores das 100 milhas e 100km da segunda etapa do One Hundred World Series, e dos 45km da World Mountain Running Ranking (WMRA). Também foram conhecidos os campeões nacionais de Trail e Ultra Endurance XL, da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP).

Nas 100 milhas, o campeão foi Hugo Gonçalves, com o tempo de 17h54m45s677. No feminino, a vitória foi de Sofia Roquete, com o tempo de 23h38m47s620. No geral por equipes da ATPR, o título ficou com Olímpico Vianense, somando 10 pontos no total.

Este ano, a aclamada prova de trail Douro Paiva voltou com nova organização, depois de dois anos de edições canceladas. A One Hundred adquiriu a prova ainda em 2021, juntando as paisagens do Douro à primeira competição mundial de ultra trail de 100 milhas e 100km – o One Hundred World Series. Entre as novidades, destaca-se a transmissão em direto do evento e tecnologia de GPS tracking de todos os atletas para que o público pudesse acompanhar o desenrolar da prova, minuto a minuto.

Hugo Gonçalves, campeão nacional de Ultra Endurance XL e vencedor das 100 milhas do One Hundred Douro Paiva World Series, realçou: “Enquanto atleta, procuro sempre os desafios mais encantadores. O One Hundred Douro Paiva World Series cumpria todos os requisitos: definia o campeão nacional de Ultra Endurance XL, e era prova integrante do circuito mundial da One Hundred! Depois de uma largada espetacular em Vila Nova de Gaia e de 160km de percurso por estradas e trilhas, a recompensa foi a fantástica festa na chegada a Cinfães, passadas 17h54m.”

Sofia Roquete não deixou de dar ênfase ao processo de correr as 100 milhas: “São 160km a desafiar o corpo e a mente. Levo no meu peito a fé de que, no fim, todo o treino e toda a dor valeram a pena!”

“O Douro Paiva World Series é uma prova que tem tudo para ser uma referência da corrida de montanha. Tivemos mais de 200km de trilhas nesta primeira edição, com seis provas diferentes em três locais de largada, todas com a meta em Cinfães. Os prêmios em dinheiro foram, certamente, dos mais elevados a nível mundial em provas de ultra trail, e introduzimos live streaming de alta qualidade, o que permitiu a milhares de pessoas acompanhassem o evento ao vivo”, salientou Pedro Conde, diretor de prova, “As trilhas das provas foram das mais belas e duras, por rios e aldeias históricas da região, em locais verdadeiramente inéditos. Houve situações que não correram como planejado, claro, e estamos analisando e recebendo opiniões de todos os presentes, atletas, equipes, e espectadores, para que seja tudo corrigido nas próximas edições do Douro Paiva World Series. Agradeço a todos os atletas, entidade e amigos que estiveram presentes, e esperamos recebê-los novamente em 2023, em Cinfães.”

Outros campeões

100km – Masculino: Nuno Silva, com 10h45m04s493. Feminino: Vera Bernardo, com 13h35m04s160;

45km (Circuito mundial WMRA) – Masculino: Germano Ferreira, com 4h01m00s507. Feminino: Sandra Ferreira, com 4h48m05s147;

31km (Campeonato Nacional de Trail – ATRP) – Masculino: Bruno Silva, com 2h26m30s130. Feminino: Inês Marques, com 2h55m07s670. Equipe Geral: FurFor Running Project (1 + 6 + 20 = 27 pontos). Equipe Feminina: FurFor Running Project (7 + 8 + 16 = 31 pontos).

Inscrições abertas para 2023

Cinfães foi palco de três dias de competição intensa, onde mais de mil atletas mostraram o seu potencial na disputa pelo título de campeão das respetivas distâncias e campeonatos. As inscrições para o Douro Paiva World Series 2023 já estão abertas.

A próxima fase do One Hundred World Series vai acontecer na Big Bear Mountains, na Califórnia, nos Estados Unidos, entre 19 e 21 de agosto. Esta será a última fase qualificativa para a grande final do One Hundred World Series, em Abbruzzo, na Itália, em outubro deste ano. Também esta terceira e última fase, assim como a grande final, serão transmitidas ao vivo no canal YouTube da organização, o One Hundred TV, dando uma oportunidade única a uma audiência de milhares por todo o mundo de assistirem aos eventos sem sair de casa. (Iúri Totti)

Sobre Valmir Dias Lana Júnior

Diretor Revista Trail Running. Atleta de Ultra trail e chefe da delegação brasileira de Skyrunning.