WORLD TRAIL RACES EM ARRAIAL DO CABO

– Três percursos desafiadores cruzarão os principais pontos turísticos da cidade da Região dos Lagos (RJ)

– Excepcionalmente, na 3ª etapa haverá prova solo e de dupla no percurso de 21km

Terceira da temporada, WTR Arraial do Cabo é etapa pioneira do calendário que chega a oitava edição em 2023
(Crédito Thiago Diz)

Uma modalidade que faz cada vez mais sucesso entre os corredores brasileiros, o Trail Run vem ganhando novos adeptos a cada etapa da World Trail Races, evento realizado pela 213 Sports – vertical de esportes da V3A – e Speed Eventos Esportivos. Encarar uma corrida de montanha não é tarefa fácil, mas o desafio é prazeroso também, sobretudo em meio a natureza e entre belas paisagens do litoral da Região dos Lagos no Rio de Janeiro, como é a etapa de Arraial do Cabo, que acontece neste sábado, 27, e que atrai atletas profissionais e amadores de todo o país e também do exterior. Considerado por muitos o Caribe brasileiro, a cidade sediará o evento pela oitava vez e a Arena WTR será montada na Praia Grande.

“Essa é uma prova com características específicas que atrai corredores de todos os Estados do Brasil e onde temos atletas, também, de fora do país. Ao longo desses anos, tivemos participação de atletas de vários países na WTR Arraial do Cabo”, afirma Ricardo Isaac, diretor da Speed Eventos Esportivos.

Uma das etapas pioneiras da WTR, a prova é prestigiada também por atletas da região, como é o caso de Eduardo de Brito Ramos, de Búzios (RJ), 36 anos, que das sete edições realizadas em Arraial do Cabo, participou de seis e foi campeão em todas as provas que disputou, em diferentes categorias. “Arraial é onde iniciei o Trail Run em 2010 e não parei mais. Sou pentacampeão dos 21km solo, inclusive marquei o melhor tempo (1h21min) e também já ganhei o 30km uma vez, por isso esse ano vou em busca da segunda vitória na Long. Essa etapa é uma das provas mais lindas no Caribe brasileiro e também com um percurso muito desafiador”, ressalta o atleta, que também participa de várias etapas do calendário.

Percursos exigem preparo diferenciado – As provas acontecem em terrenos irregulares, trilhas, subidas, descidas, costões e exigem um preparo maior. Mas há percursos para todos os níveis. Para isso a World Trail Races preparou distâncias de 6km Short (até 1h30 de prova), 21km Long (até 5 horas de prova) e 30 km Full (até 7 horas de prova). Essa será a única etapa da temporada que poderá ser disputada em dupla, no percurso de 21km. Até as crianças têm vez na WTR e são incentivadas, desde cedo, aos benefícios da prática esportiva com a Kids Race.

Segundo Isaac, o percurso de 30km passará por todas as praias da cidade (Praia Grande, Praia do Pontal, Prainha, Praia do Forno, Praia dos Anjos e Praia Brava). O de 21km só não passará pela Praia do Pontal, mas os participantes farão um percurso circular por mirantes que possibilitará um visual de diversos ângulos de Arraial do Cabo, além de passarem por ruínas de uma fábrica desativada. Já o Short (6 km) será disputado somente na Praia Grande.

“Os três percursos são realmente paradisíacos. É uma das etapas mais lindas da WTR porque conseguimos fazer com que tenham um visual maravilhoso das praias, com águas com cores diferentes. Ao longo desses anos a gente vem trabalhando e evoluindo para melhorar detalhes, como por exemplo, desde 2022, colocamos escadarias no percurso, como das Prainhas, mesmo mesclando diversos tipos de terrenos”, explica Isaac.

Quem for competir no percurso 30km participará também do Desafio WTR Zerando a Montanha by Strava, que será disputado justamente nesse trecho do percurso que passa pela Escadaria do Pontal. O atleta masculino e feminino que passar mais rápido pelo percurso da areia da praia (das Prainhas) e a subida da escadaria vence o desafio e receberá prêmios diferenciados da Strava e Mombora.

Atletas, familiares e público em geral podem desfrutar das atrações programadas na Arena WTR com shows de bandas locais, ativações de patrocinadores, recovery gratuito com massagem, bota de compressão e piscina de crioterapia, test drive de tênis da On Running, WTR Store com venda de produtos oficiais da Liga, food park e Área Kids.

A WTR Arraial do Cabo conta com patrocínios da Prefeitura de Arraial do Cabo, On Running e Cerveza Patagonia e apoio de Mombora, Strava, My Safe Sport, Exposis e Guaraí. Hotel oficial: Mediterrane Hotel. Transfer oficial: Lobos Adventure. Foto Oficial: Foco Radical. Mídia oficial do evento: Revista Trail Running. Mais informações no site da WTR e no Instagram @worldtrailraces

Sobre a 213 Sports – Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu no ano de 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 70 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, SLS Super Crown World Championship, entre outros.

Programação WTR Arraial do Cabo – 27/maio
7h: LARGADA – Trail Run Full 30km
7h30: LARGADA – Trail Run Short 6km
7h45: LARGADA – Trail Run Mid 21km (dupla) e Long 21km (solo)
8h30 às 11h: Show
10h às 11h: Kids Race
11h30 às 12h: Premiação Geral e Categoria (Short 6km) e Geral Mid ! 21km Dupla
12h às 13h: Show
13h às 14h: Premiação Geral e Categoria (Long 21km e Full 30km) e Desafio STRAVA
14h às 15h: Show
15h: Encerramento da WTR Arraial do Cabo

Local: Arena WTR – Praia Grande, Arraial do Cabo – RJ (areia, em frente ao Hotel Varandas ao Mar). Aberta ao público.

P.S. – Programação sujeita a alterações

Calendário World Trail Races 2023
27/5 – WTR Arraial do Cabo (Trail Run) – Praia Grande (Arraial do Cabo/RJ)
8 e 9/07 – WTR Miguel Pereira (Trail Run e MTB) – Miguel Pereira/RJ
2 e 3/9 – WTR On Campos do Jordão (Trail Run e MTB) – Campos do Jordão/SP
25 e 26/11 – WTR Serra do Mar (Trail Run e MTB) – Vale das Videiras (Petrópolis/RJ)

Sobre Valmir Dias Lana Júnior

Diretor Revista Trail Running. Atleta de Ultra trail.