Transvulcania não faz mais parte da UTMB World Series.

Foi anunciado hoje, quarta-feira (27), que a Transvulcania não fará mais parte do circuito UTMB World Series. Em 2022, o grupo responsável pelo circuito e a organização da prova assinaram uma concessão em 2022, sendo prorrogável por mais dois anos. A equipe governamental do Cabildo de La Palma (que mudou em junho de 2023) foi contestada por alguns setores populares da ilha, enquanto a UTMB também teve de adaptar parte da sua política na Espanha, e de priorizar a criação dos próprios eventos, em vez de gerir concessões.

Agora Val d’Aran by UTMB mantém-se como o único evento do UTMB World Series no país, embora Xavier Pocino, CEO da UTMB® Iberia, tenha garantido em comunicado de imprensa que “estamos a trabalhar nos detalhes finais para anunciar mais um teste em Espanha e nas próximas datas poderemos comunicar as novidades para 2024”. Sobre a Transvulcania, explicou que “estamos muito satisfeitos e orgulhosos por termos feito parte da história deste fantástico evento e desejamos o melhor aos futuros organizadores da Transvulcania”.

 

Comunicado oficial da UTMB© Iberia:

A UTMB® Iberia e o Cabildo de La Palma, por mútuo acordo, rescindem o atual contrato para a organização do evento desportivo “Transvulcania” que decorreu durante as edições de 2022 e 2023.

Desta forma, a Transvulcania deixa de fazer parte do UTMB® World Series e não será incluída no calendário de testes de 2024. Os finalistas das próximas edições da Transvulcania não obterão Running Stones, nem UTMB Index, essenciais para conseguir um lugar no sorteio para participar no UTMB World Series Finals 2025, as três emblemáticas distâncias do UTMB Mont-Blanc (OCC 50K, CCC 100K e UTMB®®®® 100M). ®®

A Transvulcania by UTMB Finishers de 2022 e 2023 manterá seus Running Stones e UTMB® Index adquiridos.

Os corredores poderão se classificar para o UTMB World Series Finals na Espanha, em Val d’Aran by UTMB, que também revalida seu título como UTMB World Series Major, a final europeia do circuito UTMB®®®® World Series, que concederá a todos os seus finalistas o dobro de Running Stones.


“Estamos a trabalhar nos detalhes finais para anunciar mais um teste em Espanha e, num futuro próximo, poderemos comunicar as novidades para 2024”, disse Xavier Pocino, CEO da UTMB® Iberia. “Estamos muito satisfeitos e orgulhosos por ter feito parte da história deste fantástico evento e desejamos o melhor aos futuros organizadores da Transvulcania”, acrescentou Pocino.

O UTMB World Series confirma até o momento 39 etapas do Circuito Mundial de 2024, a serem realizadas nas Américas, Europa, Ásia, África e Oceania, oferecendo aos pilotos de todo o mundo a oportunidade de viver a experiência UTMB mais perto de casa e, para aqueles que sonham em chegar às finais da UTMB®® World Series, para obter Running Stones em sua jornada.

Fotos © Presse UTMB

 

Sobre Bruno Mattos

Atleta Trail Running e Social Media Revista Trail Running